quinta-feira, 17 de junho de 2010

Tecnologias de Inclusão. O Projeto Ganas. Uma Nova Esperança para a Inclusão Social e Laboral dos Surdos.

Quando temos contato com uma pessoa surda imediatamente pensamos em linguagem gestual, uma forma de comunicação que a maioria dos falantes não domina. Mesmo assim, tentamos expressar-nos de forma intuitiva, da melhor forma que podemos, com maior ou menor sucesso.

Os poucos falantes que dominam essa forma de comunicação maravilhosa o fazem devido a algum familiar próximo que tem alguma limitação auditiva, ou bem por motivos profissionais, são os denominados intérpretes da linguagem gestual, alias, muito necessários nas escolas brasileiras para a inclussão social e pedagógica das crianças com limitações auditivas.

Um mito entre os falantes é que a denominada linguagem de sinais é universal. Na verdade cada país tem a sua, com diferentes estruturas gramaticais. No entanto,  é verdade que existe uma espécie de linguagem Esperanto dos surdos conhecido como Gestuno, utilizada em convenções internacionais. No Brasil, a linguagem gestual dos surdos é conhecido como Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). Por exemplo, dizer “oi” em Libra envolve um movimento com o braço articulando a mão como mostrado na figura (extraido do blog Aprendendo Libras).


Eu quis aprender um pouco do mundo dos surdos porque tenho alguns entre os meus alunos. No meu caso, eu tenho a sorte de contar na faculdade com uma intérprete que me assiste no processo de ensino e aprendizado. Porém, o que acontece quando você não tem essa assistência? Imagine um francês e um inglês tentando se comunicar nas suas respectivas línguas. É por isso que a inclusão social dos surdos é tão difícil.

Claro que alguém pode dizer que para comunicar-se com um surdo é só escrever as mensagens. Nesse sentido, temos que ser cientes que nem todo surdo domina bem a linguagem portuguesa; que a maioria dos surdos o que aprende de forma natural é a comunicar-se pela linguagem gestual. Claro que há exceções, o mundo dos surdos é extremamente complexo e existem surdos de diversa natureza.

Um dia a biotecnologia encontrará uma solução para a surdez, assim como para a cegueira e tantos outros problemas que o ser humano carrega historicamente. Porém, enquanto esse dia não chega, iniciativas de tecnologia de inclusão como o Projeto Ganas (Gerador de Animações Automático para Linguagem de Sinais) são muito bem-vindas e necessárias. Trata-se de um projeto que objetiva criar um interprete virtual que traduza qualquer informação para a linguagem de sinais.  Embora seja um projeto espanhol, a sua concepção e desenvolvimento pode estender-se a todos os países.

Haja vista do interesse que o acompanhamento deste projeto pode ter na comunidade das pessoas com limitações auditivas no Brasil,  solicitei autorização para traduzir ao português uma entrevista em vídeo feita aos responsáveis pelo projeto. Na entrevista, apresentada a seguir, mostra-se no que consiste o Projeto Ganas e quais as suas possibilidades.

Projeto Ganas

O vídeo deixa claro as enormes possibilidades que este projeto tem. Estão começando a explorar-se novas tecnologias que podem facilitar em muito a vida dos surdos. Fico pensando se não é possível a via inversa, ou seja, traduzir os gestos para palavras. Tecnologias como o projeto Natal (reconhecimento gestual) da Microsoft para a sua consola Xbox 360 podem combinar-se com o projeto Ganas. Acrescentemos reconhecimento de voz, e coloquemos todo num Iphone. O resultado seria que falantes e surdos poderiam comunicar-se. Um sonho, não, nada disso, simplesmente uma prévia da realidade que está por vir. A esperança de uma qualidade de vida melhor, proximamente, na sua vida.

Este post está dedicado a todos os surdos do Brasil.


Saiba mais:


Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Linke, publique este artigo, porém respeite a lincença e autoria citando o autor.

Creative Commons License

Nenhum comentário: