domingo, 27 de junho de 2010

Stress, um mal que nos afeta a todos.

O stress, juntamente com o cancer  e a depressão, quicas sejam as doenças mais emblemáticas do nosso tempo. As três estão inter-relacionadas entre sim, assim como com os nossos maus hábitos alimentares, ambientes insalubres e/ou hostis (cidades poluidas), sono inadequado, trabalho excessivo, falta de lazer, etc... produto da nossa "vida moderna".

De quando em quando alguém não aguanta mais e surta, como a pessoa do ví­deo a seguir. O vídeo não é novo, nem se trata de um caso isolado, muito pelo contrário, cada vez são mais comuns no youtube este tipo de ví­deos. Alguns são brincadeiras para fazer algum tipo de marketing viral, porém este aqui me parece bem sério.


Que vida é esta em que a gente concorre acirradamente a uma vaga de trabalho para ficar em cubí­culos mal iluminados, fazendo trabalhos burocráticos e repetitivos. Esta não é, sem dúvida, a promessa da vida post-industrial em que o homem faria somente trabalhos criativos.

Um trabalho criativo e enriquecedor que permita um crescimento pessoal e deixe espaço para o lazer e a família é uma raridade para uns poucos privilegiados da denominada Sociedade do Conhecimento. No mundo moderno a realidade é muito dura, com jornadas intermináveis e a pressão para estar continuamente se atualizando.

As vezes é muito pior do que um surto, quando trata-se de algo premeditado e a pessoa vai armada no escritório para fazer algum tipo de chacina. Urge uma revalorização mais intensa dos valores éticos nas empresas. Sem isso, a chefia pode ficar contente com as gráficas de redução de custos, porém um dia também os seus miolos podem ficar impregnados na parede decorando as gráficas...

Vídeo via Ovelha Elétrica

Nenhum comentário: